Read in English

Ao longo desta semana, pensei muito no vídeo que Steve Jobs produziu, quando retornou à Apple. Ele criou o vídeo intitulado: The Crazy Ones, para reunir sua equipe em torno do propósito que os unia: o de sempre fazer as coisas de maneira diferente.

Se Steve Jobs pôde unir sua equipe para mudar o mundo, criando melhores experiências para os usuários, certamente podemos unir as pessoas em torno de uma tarefa ainda mais urgente e existencial: tornar nossa economia mais sustentável e inclusiva.

É um desafio gigantesco, e que estamos levando muito a sério, desde que alguns de nós participamos da Conferência de Economia de Comunhão (EdC) em 2017, quando tivemos uma audiência com o Papa Francisco. Ele havia desafiado todo o movimento a fazer mais, trabalhando para mudar as regras do sistema econômico para ajudar a prevenir futuras vítimas. Como uma pequena rede de consultores criativos, mas global, dissemos sim imediatamente. Nós não sabíamos como, mas sabíamos que precisávamos trabalhar, transformando nossas soluções e como operamos.

Primeiro, percebemos que a maioria das vítimas da disrupção digital são pequenas e médias empresas que não podem contratar grandes empresas de consultoria de TI. Assim, juntamente com especialistas em gestão organizacional e em TI, em nossa rede, criamos uma solução de consultoria de baixo custo para ajudar pequenas e médias empresas a revisarem e a transformarem seus modelos de organização e de negócios para enfrentarem os desafios dessa disrupção digital. Esta solução foi lançada em dezembro do ano passado (2017), e nós a chamamos DigitalCORE. 

Em segundo lugar, percebemos que não podemos simplesmente esperar transformar empresas ou cidades uma de cada vez, pois demoraria muito para causar impacto. Se quisermos moldar uma forma nova e mais inclusiva de economia, também precisaremos formar líderes com uma nova mentalidade. Por isso, firmamos parceria com a Universidade Sophia, para implementar um novo formato de programa de liderança.

Desenvolvido há mais de um ano por especialistas em liderança, negócios e em criatividade nas unidades da Consulus nos EUA, Europa e Ásia, este formato é voltado para líderes dos setores público e privado, com alto potencial de crescimento. Trata-se de um programa experiencial de cinco dias, que aborda tendências disruptivas, discernimento pessoal, dinâmicas relacionais e como transformar estilos de liderança para inclusão, e formação de grandes equipes, num mundo cada vez mais complexo. Lançado em abril deste ano (2018), é chamado de Curso Executivo de Líderes Globais pela Unidade (GLUEC).

Terceiro, quando estivemos em São Paulo, em novembro do ano passado (2017), num evento organizado em conjunto com a Anpecom (Associação Nacional por uma Economia de Comunhão), percebemos que muitas pessoas e organizações buscavam encontrar um propósito significativo para transformar suas vidas pessoais e seus negócios. Porém, muitos não têm meios nem oportunidades para fazê-lo. E devido aos efeitos da disruptura econômica, muitos brasileiros e microempresas sequer estão preparados. Assim, após longas discussões e entendimentos com a Anpecom, durante vários meses, lançamos um programa abrangente com essa Associação, chamado Brasil 4.0. Por meio deste, forneceremos soluções de discernimento pessoal e desenvolvimento de lideranças para transformação digital de microempresas.

Todas essas iniciativas demonstram o quanto somos ousados, e quão profundamente acreditamos que estas são necessárias, se realmente queremos mudar a economia. Para nossa surpresa, mais profissionais e empresas de consultoria começaram a solicitar adesão à nossa Rede Global. Quando pedimos a eles que compartilhassem suas jornadas pessoais e por que gostariam de participar, ficou claro que muitos deles não estão satisfeitos com o status quo do atual sistema econômico, e por isso desejam fazer a diferença.

Os perfis desses Consulites que ingressaram incluem profissionais que costumavam trabalhar em grandes empresas globais, mas que ficaram desapontados com a natureza transacional de suas atividades anteriores. Depois, há as empresas de consultoria e de criação que acreditam em nosso propósito de moldar um mundo melhor, e querem fazer parte de uma rede para ter um maior impacto global. Este ano (2018), recebemos o maior número de Consulites Fundadores, que levarão a Consulus para suas cidades: cerca de 5 deles.

A outra realidade é que, se realmente queremos moldar um sistema econômico inclusivo, devemos fornecer uma alternativa confiável e aplicável a grandes firmas de consultoria e de criação. Mas que tipo de alternativa? Acreditamos que consultorias e agências de criação devem ser movidas por um senso de vocação, conscientes de que estamos aqui como facilitadores para viabilizar um sistema econômico sustentável por meio do nosso trabalho.

Para atingir esse objetivo, questionamos abertamente se nosso modelo organizacional atual funciona. Por isso, revisamos e atualizamos a constituição que rege nossa rede, para torná-la ainda mais inclusiva. Esta agora permite, por exemplo, a rotatividade anual da função de presidente, para dar a cada parceiro dos diferentes países, a oportunidade de ajudar a representar a rede global. Além disso, certificamo-nos de que nossa equipe de liderança global esteja bem representada nas regiões. Nessa mesma oportunidade, definimos também o processo de admissão de novos Consulites na rede, para torná-lo ainda mais claro em termos de processo. Além disso, ajudá-los a discernir se isso é realmente o que eles acreditam e, se sim, o que eles farão para enfrentar conosco esse desafio.

Assim, nossa equipe de liderança global agora vem da Itália, Nova Zelândia, Cingapura, Sri Lanka, Estados Unidos da América e Vietnã.

Finalmente, como parte da atualização da constituição, segue nossa declaração de propósito devidamente revisada, para que possamos lembrar diariamente o que está em jogo:

Ser a empresa mais influente do mundo na formação de um sistema econômico inclusivo e melhor, ajudando líderes, empresas e cidades a descobrirem os seus próprios “eus”, permitindo que se tornem o diferencial que devem ser, de dentro para fora.

Os desafios serão muitos, e nós poucos. Mas acreditamos que existem milhares de indivíduos, pequenas empresas de consultoria e de criação que se preocupam com a crescente divisão e desigualdade. Que eles também buscam construir comunidades profissionais de propósito e unidade. E acima de tudo, que queiram fazer algo para moldar um sistema econômico melhor e mais inclusivo.

Se você é uma pessoa assim, e é louco o suficiente para perseguir tal objetivo, junte-se a nós!

Sobre o Lawrence Chong
Lawrence compartilha suas experiências de ajudar as empresas a se transformarem com o advento da Indústria 4.0, para possibilitar a inovação por meio do propósito e da unidade. Sua paixão é moldar líderes orientados por propósitos, empresas e cidades inteligentes que contribuirão para moldar um mundo melhor.

Ele é o co-fundador e CEO da Consulus, uma consultoria de inovação com gestão de negócios e recursos de design multidisciplinar. Lawrence é palestrante em eventos globais como Innovation by Design, World Marketing Summit e World Brand Congress. Atuou também como ex-presidente da Design Business Chamber Singapore. Seus pensamentos sobre inovação e criatividade são divulgados em mídias regionais como a Fortune, a Nikkei Asian Review, a Business Insider, a Business Times, a Marketing Magazine, a Newsbase, a Prestige Magazine, a VTC10. Em sua atuação pessoal, é membro do Movimento dos Focolares, um movimento em prol da construção de um mundo unido, por meio do diálogo, da economia e da política.

Sobre o Consulus
A Consulus é uma consultoria de inovação global, com capacidades de negócios e design multidisciplinares. Desde 2004, transformamos empresas e experiências de multinacionais e startups em mais de 20 países ao redor do mundo. Nossos clientes incluem a Teo Garments, a BIBD, a Goodrich Global, a DST, a Health City Novena, a MTU e a Sony.

www.consulus.com ou siga-nos no Linkedin e Facebook

Aplicando nossa metodologia exclusiva UNIFY para redesenhar modelos de negócios, culturas organizacionais e experiências de marca, ajudamos nossos clientes a desenvolverem habilidades internas para que possam inovar de forma mais eficaz, e atender aos complexos desafios da 4ª revolução industrial.

Programa PurposeCORE, a principal solução de transformação da Consulus, é o primeiro programa de transformação 3 em 1 do mundo, cobrindo negócios, recursos humanos e design, aplicado em centenas de empresas em todo o mundo desde 2004. Descubra como uma transformação efetiva de 360º pode ajudá-lo a preparar-se para os desafios da nova economia.

PlaceCORE é o programa de inovação desenvolvido em conjunto com a CPG Consultants. É a primeira solução de desenvolvimento integrativo do mundo, que incorpora dados e insights do Masterplan, Business, Design e Human Development. Fornece aos governos e desenvolvedores uma visão de 360º sobre como estabelecer uma economia local criativa para o desenvolvimento sustentável.

Nossas soluções customizadas permitiram que nossos clientes aumentassem a receita em mais de 138%, expandissem para mercados externos, desenvolvessem novos produtos e propriedade intelectual e preparassem a próxima geração de líderes para impulsionar e sustentar o alto crescimento. Atualmente, os Consulites estão presentes em Cingapura (World Center), Argentina, Bangladesh, Brasil, Brunei Darussalam, Índia, Itália, Laos, Mianmar, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã. Consulus é membro da Economia de Comunhão (EdC).

A Consulus é a organizadora da Conferência Shape the World, um evento criativo de liderança de pensamento, que visa fornecer estratégias inspiradas em design, para ajudar as empresas a inovarem e moldarem o mundo. Em 2013, a Consulus lançou a iniciativa World Company Day para inspirar as empresas a moldarem o mundo num lugar melhor por meio do trabalho cotidiano.