Systech Technology & Trading

O Núcleo de Propósito (PurposeCORE) elevou a Systech, de distribuidor de produtos, a provedor de soluções de qualidade para indústrias de manufatura e de suporte no Vietnã.

Incorporada em 2007, a Systech Technology & Trading (Anteriormente conhecida como Systech Trading) possui anos de experiência na distribuição de produtos de “cleanroom” e ESD para empresas de IDE (Investimento Direto Estrangeiro) nas indústrias de fabricação e suporte no Vietnã. No entanto, em 2013 sua administração concluiu que, se continuasse com o modelo de negócio de uma empresa comercial, a Organização não poderia crescer, nem elevar-se na cadeia de valor.

As empresas de IDE preferem trabalhar com prestadores de serviços estrangeiros, em detrimento das empresas locais, do Vietnã. Portanto, o desafio para a Systech Technology & Trading e para outras empresas locais é criar confiança, e melhorar suas capacidades de suporte técnico. Para que a Empresa pudesse obter uma vantagem competitiva no mercado, a administração contratou a Consulus. Para para revisar e transformar o modelo de negócio e a estrutura organizacional da Systech Technology & Trading, de modo a permitir que essa Empresa ofereça serviços de maior valor agregado, e ao nível de competitividade dos concorrentes globais, ao invés de concorrer simplesmente em preço, com os concorrentes locais.

A Consulus contribuiu para a Systech definir um direcionamento claro, desenvolvendo um roteiro concreto para mudanças e comunicação para toda a Organização. O que aprendemos e desenvolvemos durante o tempo de trabalho com a Consulus é valioso e muito apreciado. Meu sincero agradecimento à equipe da Consulus.

Ms Nguyen Lan Anh

Diretor, Systech Technology & Trading

Design do Negócio

Revisão Estratégica do Negócio

Analisando o negócio, para idealizar um modelo relevante e sustentável, a Consulus realizou um estudo de valor organizacional, na percepção de clientes e de fornecedores. Essa abordagem, baseada em fatos, permitiu que a gestão obtivesse uma visão holística do estado atual da Organização, identificasse novas áreas de oportunidade, e moldasse o desenvolvimento do roteiro estratégico. De posse desse roteiro (Roadmap), a Empresa foi reorganizada: a equipe foi alinhada em termos de direcionamento comercial, utilizando os valores fundamentais da Empresa como princípios orientadores, enquanto os processos foram redesenhados para garantir mais oportunidades de negócio.

Insight sobre os desafios

Um estudo inicial com stakeholders internos e externos forneceu à Consulus, informações fundamentais sobre os valores, processos e crenças na Systech Technology & Trading, bem como suas relações atuais com clientes e parceiros. Esse estudo revelou, dentre outros pontos, que:

Embora a alta gerência tenha percebido a necessidade de mudar, o maior desafio seria unificar as diferentes abordagens dos membros fundadores, e obter apoio da gestão intermediária, ao mesmo tempo em que definir a direção estratégica para a Organização. A falta de consistência na abordagem levou à situação em que os funcionários podem ou não estar cientes das mudanças implementadas, por não terem certeza das reais prioridades da Empresa. Além disso, os valores fundamentais que eram difundidos pela Organização, não refletiam, de fato, as crenças e sentimentos dos funcionários. Assim, apesar de a Empresa ter um ambiente de trabalho positivo, não houve avanços em termos de criação de valor ou de eficácia.

Aos olhos dos clientes, a Systech Technology & Trading foi percebida como um fornecedor com conhecimento de produto suficiente. Porém, várias vezes de pouco conhecimento técnico e processos de escalabilidade. A pesquisa demonstrou que os clientes estavam procurando parceiros que entendessem suas necessidades, e pudessem escalabilizar com eles, através de uma rede de alianças estratégicas. Os clientes também desejavam que os fornecedores de produtos e serviços pudessem garantir uma consistência de alta qualidade de suporte a produtos e serviços. No entanto, a relação entre a Systech Technology & Trading e seus fornecedores era ao nível básico, sem nenhuma parceria estratégica.

Em geral, no mercado, a Systech Technology & Trading não se diferenciava dos demais, ficando presa, portanto, na “zona de guerra de preços” com outros concorrentes locais.

Identificação de propósito organizacional

Durante o workshop de estratégia de dois dias para a Systech Technology & Trading, a Consulus trabalhou em estreita colaboração com os membros fundadores e a média gerência, para discutir e acordar o novo Modelo de Propósito, com a seguinte declaração:
“Elevar o Vietnã ao nível de classe mundial, através de melhores soluções e de sistemas para a indústria de fabricação e suporte, e melhores meios de subsistência para o nosso povo “.

O Modelo de Propósito serviu como uma bússola estratégica para a Systech Technology & Trading ir além dos termos dos contratos, e se posicionar como um facilitador, de modo a diferenciar-se através do fornecimento de melhores soluções e sistemas para as indústrias de fabricação e suporte.

Propósito Elevar o Vietnã ao nível global, através de melhores soluções e sistemas para a indústria de fabricação e suporte, e melhores meios de subsistência para o nosso povo.
Habilidade Prover de soluções econômicas e de qualidade assegurada para produção, com um sistema de rede de vendas escalável.
Influência Melhorar a eficácia da produção com o conhecimento interindustrial.
Diferenciação Primar por padrões de garantia de qualidade.

(Membros fundadores e média gerência no dia dois do Workshop Estratégia)

Reestruturação organizacional

Para construir um modelo de negócio sustentável e escalável, uma das principais prioridades foi a reestruturação da Organização. Antes de embarcar no projeto com a Consulus, a estrutura organizacional não era clara, o que afetou a gestão e a capacidade de a Empresa maximizar as oportunidades de negócios, e garantir a consistência dos padrões de atendimento ao cliente.

A nova estrutura desenvolvida pela Consulus definiu claramente a posição e a relação entre departamentos, com base em suas funções. Para ajudar a Empresa a se tornar um provedor de soluções, foi criado um departamento de pesquisa e desenvolvimento (P & D). A unidade é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e soluções técnicas, econômicas e de qualidade.

Nutrindo líderes através de processos

Para que o modelo de propósito seja efetivo, deve haver uma nova geração de líderes que entendam e possam conduzir a Empresa com base nesse novo modelo. Reconhecendo a importância disso, a Consulus trabalhou em estreita colaboração com a gerência, para conduzir oficinas de liderança conhecidas como Alquimia, e desenvolveu o Manifesto de Liderança Systech Technology & Trading. Este manifesto serviu como um guia em termos de estrutura e avaliação, para comunicar os comportamentos desejados nos líderes da Empresa, especialmente para colaboradores em cargos gerenciais.

O problema comum, com a gestão intermediária, é que eles só se preocupam com seu próprio escopo de trabalho, sem olhar para o quadro geral, e para seu relacionamento com colegas. O workshop de liderança Alquimia, da Consulus, ajudou a média gerência a entender o que é o conhecimento desejado, a atitude de trabalho e os comportamentos necessários para se tornarem líderes da Systech”, disse a Gerente de Contabilidade, Phan Chau Hue.

Projetando uma experiência de serviço B2B única para a Systech Technology & Trading

Para elevar a cadeia de valor global, e transformar o relacionamento com os clientes, é fundamental mudar a experiência de serviço da Systech Technology & Trading, de distribuidor de produtos para provedor de soluções. Assim, uma Estratégia de Experiência de Serviço Business-to-Business (B2B) foi desenvolvida e implementada, utilizando a metodologia Consulus 4 Quadros (4-FramesTM).

Os principais funcionários da Systech Technology & Trading foram selecionados para compor uma equipe de projeto especial, responsável por supervisionar a implementação das mudanças organizacionais, relatar problemas e propor soluções para o gerenciamento.

Através de uma sessão de Workshop de Experiência de Serviço, com funcionários de diferentes pontos de contato do cliente, a proposta da nova experiência de serviço foi compartilhada e discutida, através de sessões e de exercícios interativos, para desenvolver ferramentas e processos de serviços para o cliente, com base no método único da Systech Technology & Trading.

Desenvolvimento Organizacional

Construindo a tecnologia “Estilo de vida Systech & Trading”

Os resultados da pesquisa também demonstraram que os valores corporativos publicados não refletiam as crenças inerentes da Organização. Durante a Oficina de Estratégia de dois dias, facilitada pela Consulus, as equipes de alta e média gerência tiveram sessões de brainstorming em profundidade, para selecionar e definir um conjunto relevante de valores fundamentais para impulsionar a Empresa. Este conjunto de valores incluiu automotivação e desenvolvimento, colaboração e profissionalismo, que visam orientar o comportamento diário de cada membro da Empresa, através da vivência prática desses valores, alinhados para agregar valor à Organização, e contribuir para gerar valor comercial.

A mudança só é possível com a participação ativa de todos na Empresa. A fim de garantir que todas as equipes entendam bem o propósito da Empresa e seu futuro direcionamento, um grupo de funcionários sêniores foi selecionado e treinado para serem multiplicadores para os demais membros da Empresa. Também foi criado um Comitê de Cultura, para liderar a jornada de mudança organizacional, e facilitar todas as práticas e rituais corporativos.

Os rituais e práticas corporativas, incluindo a atividade de capacitação mensal, foram introduzidos e implementados em toda a Empresa, para alinhar seus membros, e aumentar a colaboração e a eficácia do trabalho.

Experiência de marca

Codificar a comunicação da marca

A fim de transmitir a mudança do modelo de negócio, implementada há mais de um ano, para um novo modelo de pesquisa e consultoria em soluções técnicas, era hora de mudar a marca, de Systech “Trading” para a Systech “Technology & Trading”.

Para melhorar o valor comercial da Systech Technology & Trading, a experiência da marca foi organizada e codificada, incluindo material de comunicação corporativa e de marketing.

Para a Systech Technology & Trading, seu sucesso nos últimos 8 anos foi devido às suas pessoas. A direção artística para visual e fotografia destacou o elemento “pessoas”, apresentando a equipe no trabalho.

Precisa realinhar sua organização?

Nós podemos ajudar sua empresa a identificar um propósito único e construir uma cultura inovadora forte.

Leia mais sobre Núcleo de Propósito - PurposeCORE

DST