Fast Flow

Para a Fast Flow, o Núcleo de Propósito (PurposeCORE) transformou sua Organização, sistematizou os processos de negócios e consolidou sua identidade, elevando o nível da marca.

Se o estabelecimento de uma marca já é difícil, a construção de uma marca que se propõe a exercer influência global é ainda mais desafiadora. Aumentar o número de escritórios em diferentes países, sem um modelo de marca padronizado, torna o gerenciamento de marcas muito difícil. A empresa corre o risco de dissipar o valor dessas marcas, e não ter uma comunicação eficaz destas, quando se expandem para outros países.

Fundada em 1997, a Fast Flow levou vários anos para consolidar sua Empresa. No entanto, a falta de compliance prejudicou seu esforço de grupo, na transformação de uma empresa de apenas três pessoas para uma operação de 200 homens, com 11 escritórios em 7 países. A fim de ampliar e fornecer um número crescente de soluções de drenagem para uma promissora base de clientes, a Fast Flow decidiu contratar a Consulus.

“A revisão organizacional da Consulus nos ajudou a melhorar a estrutura da Empresa, e trouxe uma mudança de mentalidade. Isso nos deu o ímpeto para nos concentrarmos em fazer as coisas realmente essenciais. ”

Colin Thoms

Managing Director, Fast Flow

Design do Negócio

Ao adotar a abordagem orientada por objetivos, a equipe Consulus realizou pesquisas intensivas em organizações e consumidores para identificar um propósito intrínseco e sustentável, que foi usado para projetar um modelo de marca relevante para alcançar uma nova vantagem competitiva para a Fast Flow. A Organização foi redesenhada com seus princípios e valores fundamentais, para assegurar o sucesso da marca.

Insights sobre desafios percebidos

O estudo de pesquisa comercial com vários stakeholders (Tomadores de decisão, formadores de opinião, funcionários, parceiros, diretores e clientes), forneceu informações fundamentais sobre a competitividade de mercado percebida da Fast Flow, e os processos da Empresa. Um dos pontos indicados foi a falta de organização no departamento de marketing. Isso pela aparente ausência de utilização de inteligência de mercado, impactando negativamente, segundo os clientes, na qualidade de entrega e serviço. Também se mencionou a percepção de que as comunicações de marketing eram mal gerenciadas, e tratadas de forma inconsistente. A equipe da Consulus concluiu que a elaboração de um guia visual, por um gerente de marketing de grupo, era premente.

A aplicação inconsistente de cópia e conteúdo também exigiria um regime altamente regulamentado para garantir consistência. Em segundo lugar, enquanto os produtos eram tecnologicamente sólidos, seus nomes precisavam ser retrabalhados para corresponder à entrega de produtos condizentes com a qualidade oferecida. O estudo também revelou que a indústria era, em grande parte, complacente e não criativa, quando se tratava de se envolver com os clientes. Isso proporcionou uma oportunidade para desenvolver novas formas de relacionamento com os clientes, nos pontos de contato do processo, e proporcionar um conjunto único de linguagem visual de identidade, indelével.

Por fim, foi observada uma cultura interna “pobre” nos 11 escritórios de áreas, o que exigia uma melhoria imediata. Os insights no estudo da Consulus ressaltaram que as tomadas de decisão de grupo eram, de certa forma, soltas. Isso significava que os recursos humanos deveriam ser reorganizados.

Definição de propósito inerente.

Com os resultados da pesquisa, os consultores da Consulus trabalharam em estreita colaboração com a Fast Flow Brand Team para redefinir o objetivo da Empresa. A Fast Flow queria “desenvolver novas formas de resolver os desafios de drenagem do futuro”. O posicionamento proposto para a marca Fast Flow, baseado na premissa de fornecer soluções para o futuro, e transformar efetivamente o futuro, é comunicado como sendo a arte de resolver os desafios de drenagem do futuro. Isso consolidou-se no slogan corporativo da Fast Flow “A arte da drenagem”.

“A pesquisa feita pela Consulus realmente nos ajudou a definir nosso propósito, e nos permitiu ajudar a empresa a se concentrar. Isso economizou um tempo precioso, e proporcionou um desempenho empresarial aprimorado”, disse Thoms. A equipe da Consulus trabalhou em conjunto com a equipe de gerenciamento superior da Fast Flow para obter um conjunto de valores fundamentais, para guiar todos os 11 escritórios na Ásia, para trabalharem num direcionamento comum. “Os consultores da Consulus conseguiram nos ajudar a entender o significado do nosso trabalho. A declaração de propósito “Procurar e imaginar novas formas de resolver os desafios de drenagem do futuro” realmente nos ajudou a aprofundar a compreensão do que realmente proporcionamos às empresas-clientes, como agentes de inovação. Isso foi importante para nós “, enfatizou Thoms, ao falar sobre a diferença que a Consulus fez para a Fast Flow.

Alavancando a organização

A Fast Flow implementou três etapas para a estratégia corporativa: Fase 1 – DSI (Rede digital de serviços integrados) + Inovação; Fase 2 – Inovar através de P & D (Pesquisa e desenvolvimento) em processos, produtos e talentos de contratação; Fase 3 – Programa Revendedor. Além disso, a Empresa se reestruturou. Novas funções foram adicionadas para comunicar compromisso, concentrar-se em seus principais pontos fortes e maximizar impacto positivo. Isso inclui a reestruturação de seu Departamento Técnico e do Departamento de Marketing em Grupo.

Além disso, as marcas existentes foram categorizadas, com base na sua relação com a tecnologia Siphonic, que é a força central da Fast Flow. A gama de produtos psDrain foi renomeada como gama de produtos Arteco, para enfatizar suas características elegantes, que atendem aos requisitos de arquitetura icônica.

Alinhamento para um objetivo comum

Para garantir que a nova finalidade da marca, a filosofia e o direcionamento fossem claramente comunicados a todo o Grupo, a Consulus capacitou funcionários selecionados para serem “ativistas” da marca. Estes foram escolhidos dentre uma ampla gama de departamentos e posições, e o sucesso da Empresa em “rebranding” dependia de quão penetrante seria esse novo direcionamento.

Essas sessões visavam construir uma cultura forte entre seus funcionários, o que facilitaria a implementação de práticas institucionais, futuramente. Os valores fundamentais estabelecidos pela equipe da alta gerência foram então desenvolvidos ainda mais, e expressos em comportamentos e práticas. Durante as sessões, a Consulus recomendou práticas internas adicionais, para ajudar a Fast Flow a construir sua cultura interna, e reforçar a prática de seus valores fundamentais na vida cotidiana.

Design da Empresa

Para otimizar o valor comercial da Fast Flow, uma nova identidade foi proposta e aplicada de forma consistente a todo o sistema. A experiência on-line foi reestruturada para melhor transmitir o valor de marca da Fast Flow.

Image

‘Panache’ para liderar a indústria

Para facilitar a criação de uma identidade corporativa geral e design, a Consulus realizou uma auditoria visual para estudar os elementos e a relação do espaço, ambiente de trabalho e identidade da Fast Flow. Uma linguagem visual nova e integrada foi criada para expressar o novo posicionamento e a tagline da Fast Flow: “… a arte da drenagem”. A identidade com a logomarca “Panache” foi desenvolvida para refletir o novo propósito da Empresa. Para a Fast Flow, o panache – um símbolo de liderança – simboliza a expansão de seus negócios, apresentando a Organização através do que sua equipe faz de melhor, com coragem e estilo.

Visual Language

Uma Identidade, uma Mensagem

Para a Fast Flow, seu sucesso nos últimos 15 anos é devido às pessoas de seu quadro. A direção artística para visual e fotografia interpretou o elemento “pessoas”, apresentando-as no trabalho, e mostrando os diferentes segmentos em atuam. A identidade visual manifesta-se em múltiplos padrões, cada um representando um elemento diferente da Organização.

Para refletir a essência da arte da drenagem, a Consulus determinou que os lançamentos do produto Fast Flow capturaram o movimento da água fluindo suavemente através de cada produto, e desenvolveram guias de fotografia para orientar interpretações fotográficas atuais e futuras da marca.

Diferentes pontos de contato, uma única e consistente representação

Desde brochuras a outros recursos de comunicação, uma identidade de fluxo simples e rápido, envolve os clientes em diferentes pontos de contato.

Melhor experiência on-line

O novo site corporativo foi desenvolvido com base em pesquisa. O Google Analytics foi instalado para rastrear a atividade on-line do site corporativo. A Consulus identificou que os visitantes usavam o site como uma fonte primária de informação sobre os produtos e serviços da Fast Flow. Assim, o novo website está mais orientado para catálogo, e mostra a grande variedade de produtos e serviços. A navegação foi melhorada, para facilitar o acesso aos catálogos de produtos da Fast Flow, e para obter cotação, tanto por potenciais clientes, quanto pelos clientes habituais.

Os clientes podem saber mais sobre a credibilidade da Fast Flow, pelas experiências de drenagem, através de estudos de caso de projetos e listas de portfólio. Os clientes também podem solicitar acompanhamento na seção de feedback, além de obter acesso fácil às informações de contato. O novo site oferece aos clientes maior confiança na Fast Flow, como um provedor de soluções de drenagem criativo e dinâmico, que busca constantemente soluções adaptadas ao cliente.

Precisa realinhar sua organização?

Nós podemos ajudar sua Empresa a identificar um propósito único, e construir uma forte cultura colaborativa.

Saiba mais sobre nosso Núcleo de Propósito (PurposeCORE)

DST