Read in English

Consulus Brasil

Inovação é uma palavra usualmente mencionada no ambiente corporativo, para comunicar diferenciação e modernidade. A grande maioria das empresas busca inovar por meios que estão fora do âmbito de suas organizações. Para isso investem em pesquisa e desenvolvimento e em bens de capital, sem antes refletir sobre um fator essencial: a empresa, de fato, está pronta para inovar?

Para responder a esta pergunta, é preciso primeiramente avaliar o nível de colaboração dos funcionários, ao compartilharem conhecimentos e competências entre si. É oportuno verificar se (e como) esses talentos estão integrados. Se trabalham juntos pela organização, ou em ilhas – de filiais, de setores ou simplesmente de indivíduos. Ao longo de 13 anos de experiência, em nosso trabalho de transformação de empresas para gerar inovação e crescimento, nós da Consulus aprendemos que é preciso buscar dentro das próprias organizações, sua força para inovar e crescer. E que somente num clima de legítima unidade é possível inovar.

Ciente dessa realidade, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) convidou a Consulus para realizar um trabalho com seus executivos de negócios do estado da Bahia. Num encontro de três dias ocorreu o Workshop Unify 4.0, uma reflexão sobre o presente e o futuro do BNB, a criação de uma nova estratégia de visitas de negócios e, por fim, uma avaliação do resultado geral dos trabalhos.
Alguns dias antes do evento, os participantes responderam à pesquisa Audit 4.0, através de um link que preserva o anonimato dos respondentes. A pesquisa visa obter a percepção dos colaboradores, acerca do modelo organizacional da Instituição, do modelo de negócio e da experiência de marca proporcionada a clientes e stakeholders.

Os resultados revelados pela pesquisa nortearam o Workshop Unify 4.0, objetivando proporcionar um ambiente de reflexão e inputs aos principais gestores e à equipe de suporte do BNB da Bahia, de modo a inspirá-los a desenvolver estratégias de inovação organizacional, tanto para essa Instituição financeira, quanto para otimizar sua performance no mercado.

Introdução aos conhecimentos da Consulus sobre inovação; perspectivas e oportunidades de colaboração; apresentação da metodologia Consulus Unify, com ênfase no núcleo de propósito (PurposeCORE), Consulus 6Ps e Consulus 9 Dimensões foram alguns dos tópicos abordados.
Uma das demandas do BNB para esse encontro era otimizar a aproximação com prospectos e clientes, de modo a gerar mais negócios, efetivamente. Utilizando a ferramenta Consulus 6Ps, os participantes desenvolveram uma nova abordagem com esse objetivo. Assim, ao preparar visitas e reuniões de negócios, os executivos passaram a analisar as oportunidades, considerando os (1) Planos/projetos desses prospectos; as (2) Pessoas à frente dos projetos em proposição; a eficácia dos (3) Processos; a (4) Performance, ou a mensuração do impacto desses projetos na empresa e no mercado; a (5) Propaganda, em termos de comunicação interna e externa; e, por fim, as (6)Práticas, ou a avaliação do grau de interação natural dos colaboradores e parceiros desses clientes, nos projetos.

Equipe dos participantes

No segundo dia, os executivos promoveram visitas previamente agendadas, para aplicar a nova abordagem. O intuito era motivar os empresários a transformarem seus negócios por meio da inovação, dentre outras soluções de investimento oferecidas pelo BNB, enquanto agente financeiro.
Os principais insights obtidos a partir da auditoria Unity 4.0, para o BNB, foram compartilhados e discutidos por todos, inclusive pelo Superintendente estadual, Sr. Antônio Jorge Guimarães. Os pontos de melhoria revelados pela pesquisa suscitaram um rico debate, com ideias, críticas construtivas e sugestões.

Na reunião de avaliação dos resultados do trabalho, vários participantes se manifestaram. O gerente de agência Diego Batista comentou que inovação pode ter muitos significados, e que, no caso do BNB da Bahia, é sinônimo de ousadia, de reinventar-se de dentro para fora. Yuri Chaves, também gerente de agência, afirmou que o contato com a metodologia Consulus poderá ajudar o BNB a inovar internamente, no redesenho dos atuais produtos e na concepção de novos programas de crédito. Para este executivo, inovação tecnológica é relativamente fácil, pois bastaria adquirir know-how e equipamentos. Contudo, “a metodologia Consulus ratificou que nosso maior diferencial são as pessoas, pois fazem do BNB um banco especialista em nordestinos, algo que nenhum concorrente conseguirá copiar”, concluiu.

Sobre a aplicação da nova abordagem nas visitas, Raquel Maschietto, Gerente de Negócios da Superintendência, comentou que seu grupo conseguiu trabalhar muito bem os 6Ps nas reuniões de negócios. Sidney da Nóbrega, gerente de agência, afirmou que “tivemos contato com outra visão e abordagem, que nos faz repensar”. Sydney Salomão, também gerente de agência, exemplificou que, antes do contato com a metodologia Consulus, quando visitava uma indústria, normalmente focava no financiamento de equipamentos e insumos. Ao analisar as empresas por meio da metodologia 6Ps, abriram-se novas oportunidades de negócio, facilitadas pelas diversas linhas de crédito do Banco.

Da esquerda para a direita: Ana Cassiópia (Gerente Executiva da BNB), Carlos Xavier (Consultor Sênior – Consulus Brasil), Antônio Jorge Guimarães (Superintendente)

Esse ambiente de diálogo, viabilizado pela metodologia Consulus, inspirou a elaboração de um documento para dar continuidade às ações, com várias proposições para melhorar o desempenho dos colaboradores e da Instituição, no importante papel de banco de desenvolvimento.

A Gerente Executiva estadual, Ana Cassiópia, considera que “estabeleceu-se um ambiente de cooperação e colegialidade para um trabalho conjunto da Superintendência da Bahia, talvez jamais experimentado nos últimos tempos. Vislumbrou-se, nessa experiência com a Consulus, um mundo corporativo evoluído, em que se valorizam as relações humanas. ”
O Superintendente do BNB na Bahia, Sr. Antônio Jorge Guimarães, sintetizou sua impressão sobre o trabalho com a Consulus:

“O Workshop UNIFY nos ajudou a consolidar confiança, algo que eu já venho buscando estabelecer com minha equipe, há algum tempo. Esse trabalho com a Consulus ajudou nossos executivos a serem mais receptivos a críticas e sugestões, bem como a dizerem sinceramente o que pensam, em benefício do crescimento individual e da Instituição. Além disso, o Workshop nos apresentou uma nova metodologia, voltada para a inovação, que visa fortalecer relacionamentos, integrar pessoas e obter o melhor de cada um. ”